Dia do DJ é comemorado em ritmo de luta pela regulamentação da profissão
Rio - Eles já foram discotecários, animaram festas em troca de bebida e tinham na sequência musical apenas ‘baladinhas’ da moda. Hoje são profissionais. Sustentam uma família inteira e o trabalho vai muito além de apertar o botão do play. É por esse reconhecimento que, amanhã hoje, os DJs comemoram o dia internacional da categoria. Mas, aqui no Brasil, ainda falta uma grande conquista: a regulamentação da profissão. Desde o fim do ano passado, o projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, aguarda votação do Senado. (Leia mais)
Fonte: O Dia
2015
Nesta sexta-feira, 9 de Março, é comemorado o dia internacional do DJ. A data foi instituída pela Unesco em 2002 e desde então a ideia é fazer com que DJs de todo o mundo doem parte dos seus cachês arrecadados neste dia (ou semana) para instituições de caridade assistidas pelas fundações "World DJ Fund Foundation" e a " Nordoff Robbins Music Therapy".
Um Disc Jockey ou disco-jóquei (DJ) é um artista profissional que seleciona e executa as mais diferentes composições, previamente gravadas por outros artistas, que transforma-a com diversos elementos para outro tipo de público.
Entre a década de 40 e 50 o DJ (dee jay) foi fator decisivo para a difusão da música.
Como surgiu o primeiro DJ? Se apresentam controvérsias quanto a origem do primeiro DJ. O que se conta é que Em 1947 o sonoplasta inglês Ron Giggins montou uma "van" com equipamento de som embutido, e tocava para o publico, estacionado em frente a sua loja as novidades musicais para atrair o publico.
Klaus Quirini (de óculos) |
Há também a versão de que o DJ surgiu de fato na Jamaica, entre as décadas de 50 e 60, principalmente com o fenômeno do Rock and Roll e R&B. Os DJs jamaicanos eram chamados de "seletores" e levavam a proposta musical para as comunidades menos favorecidas, já que nessas comunidades ter rádio ou um tocador de musica era um artigo de luxo.
Neste período, em síntese, o DJ utilizava o rádio como principal meio de propagação da música. Certamente que The Beatles alcançaram o sucesso graças ao trabalho dos DJs, chamdos de "interlocutores". Neste contexto o DJ surge como um locutor de rádio, onde selecionava as músicas de diferentes gêneros e fazia o contato com os ouvintes oferecendo musicas, e ouvintes solicitando-as, deixando determinados artistas mais evidenciados.
Seu Osvaldo Pereira - Primeiro DJ brasileiro No Brasil, o primeiro “discotecário” oficial foi o Sr. Oswaldo Pereira, que animava os bailes dos anos 50, utilizando apenas um toca-discos. Na década de 70, os DJs/radialistas Big Boy e Ademir, apesar de pouca técnica, sempre utilizavam o microfone para interagir com o público. (Fonte: G1 Globo.com)
Não muito diferente dos anos 50, hoje, o DJ exerce a mesma função, porém os tempos são outros e novas mídias surgiram, passando pelo gramofone, long play (LP), compact disc (CD) e atualmente o MP3 e juntamente o cenário foi ficando mais diversificado quanto ao gênero, onde o DJ passa a mixar as músicas e por fim fazer suas próprias produções que começam a ter nuances diferenciados tais como House, Eletro House, Tribal, Trance, Techno, Psy e tantas outras dezenas de vertentes.
O DJ sai da rádio e passa a animar festas, eventos, vender seu trabalho como qualquer outro artista.
Embora se tenha DJ como forma de trabalho remunerado, somente em 31/01/2013 que ser DJ virou profissão reconhecida e regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sob a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) 3741-45 [aqui] que informa:
Ser DJ se tornou um assunto tão sério que há graduação específica para o assunto: Curso Superior de Tecnologia em Produção Fonográfica - Produção de Música Eletrônica
Descrição Sumária Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação; tratam e compilam registros sonoros de discos, fitas, vídeo, filmes etc. Criam projetos de sistemas de sonorização e gravação. Preparam, instalam e desinstalam equipamentos de áudio e acessórios. Os DJs executam músicas e arquivos sonoros e, para tanto, identificam o público, selecionam repertório, sincronizam e mixam músicas para conduzir as pistas de dança interagindo com o público.
Não deixem de assistir abaixo o curta-metragem “Maestro Invísivel – A História do Primeiro DJ“
O documentário conta a história do Sr. Osvaldo Pereira. Primeiro DJ de musica mecânica no Brasil, mas que ganhou reconhecimento somente com a citação de seu nome no livro "Todo Dj Já Sambou” de Cláudia Assef, que também é leitura obrigatória para quem está interessado nessa área.
E veja também uma matéria super interessante e detalhada sobre a profissão de DJ no site DJ Profissional, que fala sobre a regulamentação de DJ como profissão.
Aos meu amigos DJs, assim os considero por ser um apaixonado por sua arte, fica aqui registrado todo o carinho por fazerem de momentos tão significativos, já que música é além da cultura. Música é meio de vida! Como já se diz "Quem canta seus males espanta", imaginem só quem dança!
Gostou? Então dê um "" para o Blog.